Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão...

Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão e seus descendentes. Aí, vinha uma lista de sobrenomes em minha memória que não deixa esquecer nossas origens: Dalla, Dalla Pegorara (o), Pegorara (o), Ceola, Ceolla, Toffoli, Visentini, Fonseca Reis, D’Araújo Reis, Tomasi, Tommasi, Frizzera, Brida, Nardelli, Teixeira Nicoloso, Teixeira de Camargo, Da Rocha, Nicoloso Schlosser, Neujahr, Corino; Entre outros sobrenomes...

Vittório Dalla Pegorara.

“Vittório Dalla Pegorara” nasceu no dia 12 de Maio de 1863 na comunidade de Belfiore/VR – Itália, foi batizado no mesmo dia do seu nascimento consta no Livro de Registro do ano de 1847/1883 na Pag: 107 N° 7 na Parrocchia Natività Di Nostro Segnore Gesù Cristo; a paróquia fica na mesma comunidade (Cidade).

Vittório Dalla Pegorara e filho de: Luigi Dalla Pegorara e Marianna Ceola, Avos paterno: (ANACLETO) ou Cleto Dalla Pegorara e Tereza Toffoli, Avos materno: Antônio Ceola e Luigia Visentini.

"Vittório Dalla Pegorara" ele chegou ao Brasil com (13) treze anos de idade acompanhado dos pais "Luigi e Marianna" e mais (3) três irmão: "Giuseppe, Gaetano, Giambattista", eles embarcaram no navio a vapor Frances "RIVADÀVIA" do capitão "Billard" no porto de "HAVRÈ"/França no dia 17 de Março de 1877 com destino ao porto do Rio de Janeiro/Brasil, chegaram no dia 10 de Abril de 1877.

Ele ao chegar ao Brasil foi com seus famíliares (Pai, Mãe e Irmãos) para a Colônia Azambuja, berço da colonização italiana do sul de Santa Catarina, foi o primeiro assentamento de imigrantes lombardo-vênetos do estado catarinense.

Fundada em 28 de abril de 1877 a partir da primeira Lei Imperial Brasileira de Fomento à Imigração nº 3784/1867 e sancionada pelo Imperador D Pedro II, sendo designado o engenheiro-agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira para junto dos 291 imigrantes italianos vindos da Lombardia iniciarem o processo de colonização. " Se La Foresta Brasiliana Parlasse..." , Helcio Felippe, 2ª edição, 2007 F 315 s Catalogação de Publicação, Biblioteca Central Prof Eurico Back, Campus Unesc, Criciúma, SC.

Certidão de Nascimento e Batizado
Vittório Dalla Pegorara.


“Vittório” casou aos 21 anos de idade no dia 23 de Fevereiro de 1884 no estado de Santa Catarina/BR com “Rosa Carrara” ela imigrante italiana, viúva, mãe de 2 crianças, eles não tiveram filhos.

Ele foi morar com sua família é trabalhar no garimpo na extração de OURO na cidade de Rio Pardo/RS – Brasil nas Minas do Leão. Depois de passar alguns anos em Rio Pardo/RS retornou para o estado de Santa Catarina aonde veio a falecer. Sua esposa “Rosa” veio a se casar novamente com um imigrante italiano “Francesco Barbanelli” na cidade de Curitiba/PR – Brasil.









Foto: Ilustrativa de Carro de Boi.

Foto abaixo: Encontro dos irmãos, "Giuseppe Dalla Pegorara" foi com sua família ao encontro do irmão "Vittório" na cidade de Rio Pardo/RS aonde ele residia. Esta viagem foi feita na década de 1930, com carro de boi transporte da época, saindo da cidade de Lavras do Sul/RS a seu destino Rio Pardo/RS. 




Na frente: Giuseppe / Francesco ou (JoséDalla Pegorara), Torquato Gomes de Oliveira (Esposo) de Octacília Dalla Pegorara. (As criança são filhos mais novos).


DIOCESI DI VERONA
PAROCCHIA
“NATIVITÁ DI N.S.GESÙ CRISTO”
Via Roma, 8 – 37050 BELFIORE (VR) Itália.
Tel/Fax 045.7640512



Belfiore é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Verona, com cerca de 2.610 habitantes. Estende-se por uma área de 26,47 km², tendo uma densidade populacional de 100 hab/km². Faz fronteira com Albaredo d'Adige, Arcole, Caldiero, Colognola ai Colli, Ronco all'Adige, San Bonifacio, Soave, Veronella, Zevio.[1][2][3]




Esta pagina conforme vão chegando as informações de dados e fatos serão alterados.



Imprimir

Postagens populares

Pesquisar este blog