Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão...

Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão e seus descendentes. Aí, vinha uma lista de sobrenomes em minha memória que não deixa esquecer nossas origens: Dalla, Dalla Pegorara (o), Pegorara (o), Ceola, Ceolla, Toffoli, Visentini, Fonseca Reis, D’Araújo Reis, Tomasi, Tommasi, Frizzera, Brida, Nardelli, Teixeira Nicoloso, Teixeira de Camargo, Da Rocha, Nicoloso Schlosser, Neujahr, Corino; Entre outros sobrenomes...

Giambattista Dalla Pegorara

Giambattista Dalla Pegorara
Certificado de nascimento e batismo.
Giovanni Battista Dalla Pegorara.
Giambattista Dalla Pegorara nasceu no dia 13 de Maio de 1876 na comunidade de Belfiore/Verona/It, filho de: Luigi Dalla Pegorara e Marianna Ceola, Avos paternos: (Cleto) ou Anacleto Dalla Pegorara e Teresa Toffoli, Avos maternos: Antônio Ceola e Luigia Visentini .

Ele foi registrado e batisado com o nome de: "Giovanni Battista Dalla Pegorara", o batismo foi realizado no dia 28 de Maio de 1876, consta no Livro de Registro do ano de 1847/1883 na Pag: 214 N°30 na Parrocchia Natività Di Nostro Segnore Gesù Cristo; a paróquia fica na comunidade (Cidade) de Belfiore/VR - It.

O nome dele na lista de passageiros que consta no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro esta como: "Giambattista Dalla Pegorara" ele chegou ao Brasil com (8) oito meses de idade acompanhado dos pais "Luigi e Marianna" e mais (3) três irmão: "Vitório, Giuseppe, Gaetano", eles embarcaram no navio a vapor Frances "RIVADÀVIA" do capitão "Billard" no porto de "HAVRÈ"/França no dia 17 de Março de 1877 com destino ao porto do Rio de Janeiro/Brasil, chegaram no dia 10 de Abril de 1877.

Ele ao chegar ao Brasil foi com seus famíliares (Pai, Mãe e Irmãos) para a Colônia Azambuja, berço da colonização italiana do sul de Santa Catarina, foi o primeiro assentamento de imigrantes lombardo-vênetos do estado catarinense.

Fundada em 28 de abril de 1877 a partir da primeira Lei Imperial Brasileira de Fomento à Imigração nº 3784/1867 e sancionada pelo Imperador D Pedro II, sendo designado o engenheiro-agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira para junto dos 291 imigrantes italianos vindos da Lombardia iniciarem o processo de colonização. " Se La Foresta Brasiliana Parlasse..." , Helcio Felippe, 2ª edição, 2007 F 315 s Catalogação de Publicação, Biblioteca Central Prof Eurico Back, Campus Unesc, Criciúma, SC. 

"Giambattista" ou Giovanni Battista Dalla Pegorara passou a usar novos documentos de identificação ao dar entrada no Brasil, usando o nome de: "João Battista Dalla Pegorara", ao completar (18) dezoito ano de idade no ano de 1894 cumpriu o tempo de serviço militar ao exercito brasileiro, ao completar (21) vinte e um anos de idade no ano de 1897 sai da casa dos seus pais no estado de Santa Catarina com destino ao Rio de Janeiro e de lá para a Inglaterra/Reino Unido, ponto aonde se perdeu contato com seus famíliares; não se sabe se ele constitui família.



Belfiore é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Verona, com cerca de 2.610 habitantes. Estende-se por uma área de 26,47 km², tendo uma densidade populacional de 100 hab/km². Faz fronteira com Albaredo d'Adige, Arcole, Caldiero, Colognola ai Colli, Ronco all'Adige, San Bonifacio, Soave, Veronella, Zevio.[1][2][3]



DIOCESI DI VERONA
PAROCCHIA
“NATIVITÁ DI N.S.GESÙ CRISTO”
Via Roma, 8 – 37050 BELFIORE (VR) Itália.
Tel/Fax 045.7640512

Ministério Da Justiça e Cidadania.
ARQUIVO NACIONAL
Coordenação – Geral de Acesso e Difusão Documental – COACE
Coordenação de Consultas ao Acervo COCAC
Atendimento à Distância.
Praça da Republica n°173 / bloco A / nível O – térrea / sala 11
Centro, Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 20211-350 – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!...

Postagens populares

Pesquisar este blog