Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão...

Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão e seus descendentes. Aí, vinha uma lista de sobrenomes em minha memória que não deixa esquecer nossas origens: Dalla, Dalla Pegorara (o), Pegorara (o), Ceola, Ceolla, Toffoli, Visentini, Fonseca Reis, D’Araújo Reis, Tomasi, Tommasi, Frizzera, Brida, Nardelli, Teixeira Nicoloso, Teixeira de Camargo, Da Rocha, Nicoloso Schlosser, Neujahr, Corino; Entre outros sobrenomes...

Francesco Giuseppe Dalla Pegorara.

Giuseppe Dalla Pegorara.



Francesco Giuseppe Dalla Pegorara nasceu no dia 24 de Maio de 1868 na comunidade de Belfiore/Verona/It, filho de: Luigi Dalla Pegorara e Marianna Ceola.

Avos paternos: (Cleto) ou Anacleto Dalla Pegorara e Teresa Toffoli, Avos maternos: Antônio Ceola e Luigia Visentini.

Meu bisavô foi registrado e batisado com o nome de: "Francesco Dalla Pegorara", o batismo foi realizado no dia 31 de Maio de 1868, consta no Livro de Registro do ano de 1847/1883 na Pag: 140 N° 2 na Parrocchia Natività Di Nostro Segnore Gesù Cristo; a paróquia fica na comunidade (Cidade) de Belfiore/VR - It.





O nome dele na lista de passageiros que consta no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro esta como: "Giuseppe Dalla Pegorara" ele chegou ao Brasil com (9) nove anos de idade acompanhado dos pais "Luigi e Marianna" e mais (3) três irmão: "VitórioGaetanoGiambattista", eles embarcaram no navio a vapor Frances "RIVADÀVIA" do capitão "Billard" no porto de "HAVRÈ"/França no dia 17 de Março de 1877 com destino ao porto do Rio de Janeiro/Brasil, chegaram no dia 10 de Abril de 1877.

Ele ao chegar ao Brasil foi com seus famíliares (Pai, Mãe e Irmãos) para a Colônia Azambuja, berço da colonização italiana do sul de Santa Catarina, foi o primeiro assentamento de imigrantes lombardo-vênetos do estado catarinense.

Fundada em 28 de abril de 1877 a partir da primeira Lei Imperial Brasileira de Fomento à Imigração nº 3784/1867 e sancionada pelo Imperador D Pedro II, sendo designado o engenheiro-agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira para junto dos 291 imigrantes italianos vindos da Lombardia iniciarem o processo de colonização. " Se La Foresta Brasiliana Parlasse..." , Helcio Felippe, 2ª edição, 2007 F 315 s Catalogação de Publicação, Biblioteca Central Prof Eurico Back, Campus Unesc, Criciúma, SC. 

"Giuseppe" ou Francesco Dalla Pegorara" passou a usar novos documentos de identificação ao dar entrada no Brasil; usando o nome de: "José Dalla Pegorara", assim consta nos documentos de Casamento Civil / Igreja, Óbito e na certidão de nascimentos dos filhos.

Na faze adulta "Giuseppe Dalla Pegorara", após o falecimento do seu pai “Luigi” ele foi morar e trabalhar na cidade de Ibaré subdistrito de Lavras do Sul/RS – Brasil, trabalhando como garimpeiro na extração de OURO nas Minas do Leão, depois trabalhou como serralheiro na construção da estrada de ferro no Rio Grande do Sul na cidade de Lavras aonde fixou residência.





Na cidade de Ibaré subdistrito de Lavras conheceu minha bisavó “Constança Fonseca Reis”, ela filha de “Maximiliano Fonseca Reis e Florinda Maria Reis”.


Meus bisa-vos tiveram 6 filhos antes de oficializar sua união. Seus filhos todos até a oficialização do casamento foram registrados com o sobrenome da minha bisavó “Fonseca Reis (ou) Florinda d'Araújo Reis”. A partir da oficialização eles passaram a usar o sobrenome do pai “Dalla Pegorara”.

Eles tiveram (6) seis filhos, são: Otacília Dalla Pegorara, Carolina Dalla PegoraraFlorinda Dalla PegoraraIndalécio Evangelista Dalla PegoraraManuel Luiz Dalla PegoraraErnestina Dalla Pegorara.




Atenção:

 Para quem tem duvidas sobre o parentesco de "Octacília" ela também é filha legitima de Francesco / Giuseppe (ou) José Dalla Pegorara é Constança Reis Dalla Pegorara e não filha adotiva ou irmã de Constança como muitos tinham esta informação, através da certidão de casamento foi tirada esta duvida.



“Giuseppe Dalla Pegorara”
foi morar na cidade de Lavras do Sul/RS – Brasil com sua esposa e filhos onde permaneceu residindo até vir a ficar viúvo. Após o falecimento de sua esposa Sra. “Constança Reis Dalla Pegorara” ele foi morar com seu filho “Indalécio Evangelista Dalla Pegorara e sua nora Druziana Tomasi Dalla Pegorara” na cidade de Santa Maria/RS - Brasil na rua conhecida pelo nome de Rua.  Bons Ares, 280 - (Obs. Desde 1951 esta rua se chama Republica do Líbano) Bairro: Itararé na zona norte da cidade. Aonde veio a falecer no dia 26 de Setembro de 1948 aos (80) oitenta anos de idade.


Obs: Click Aqui: Pagina do Livro de batismo da certidão de: "Giuseppe Dalla Pegorara" esta registrado como: "Francesco Dalla Pegorara" em PDF.



Meu bisavô foi enterrado no Cemitério Ecumênico Municipal da cidade de Santa Maria/RS – Brasil, no túmulo da família Teixeira Nicoloso, (Obs. Não tem o nome dele neste túmulo).

Minha bisavó “Constança Reis Dalla Pegorara” faleceu na cidade de Lavras do Sul/RS – Brasil no dia 29 de Julho de 1946 aos 78 anos de idade. Conforme contas às folhas 43 v° a 44 do Livro N°: C – Oito, em 10 de Agosto de 1946 no cartório da cidade de Lavras do Sul/RS – Brasil. Ela esta enterrada no Cemitério Municipal da cidade, no mesmo jazigo que se encontra sua filha Carolina Dalla Pegorara.
 




Francesco / Giuseppe Dalla Pegorara.



Constança Reis Dalla Pegorara.


Foto abaixo: Atrás Manuel Luiz Dalla Pegorara (Ao lado Mariinha) - Marina Pegorara, Carolina Dalla Pegorara, Ernestina Dalla Pegorara, Florinda Dalla Pegorara. Na frente: (A menina) - Norberta Gomes de Oliveira, Constança Reis Dalla Pegorara, (Giuseppe) José Dalla Pegorara, (Genro) Torquato Gomes de Oliveira, Octácilia Dalla Pegorara.
A menina Norberta Gomes de Oliveira é filha de: Otacília Dalla Pegorara é Torquato Gomes de Oliveira. (Obs. "Norberta" faleceu aos 20 anos de idade). As crianças que esta sentada no colo do Torquato Gomes de Oliveira (esposo) da Otacília Dalla Pegorara são seus filhos mais novos.


Esta foto foi tirada quando (Francesco Giuseppe) José Dalla Pegorara foi à cidade de Rio Pardo/RS fazer uma visita com a família ao seu irmão Vittório Dalla Pegorara. Ele com a família foi de carro boi ate a cidade, foi a ultima vez que eles se encontraram. (Esta história foi contada pela sua neta Dora Teixeira Nicoloso que sua mãe Ernestina contava a ela).

Endereço aonde encontrar documentos da Família Dalla Pegorara e seus descendentes...


DIOCESI DI VERONA
PAROCCHIA
“NATIVITÁ DI N.S.GESÙ CRISTO”
Via Roma, 8 – 37050 BELFIORE (VR) Itália.
Tel/Fax 045.7640512




Belfiore é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Verona, com cerca de 2.610 habitantes. Estende-se por uma área de 26,47 km², tendo uma densidade populacional de 100 hab/km². Faz fronteira com Albaredo d'Adige, Arcole, Caldiero, Colognola ai Colli, Ronco all'Adige, San Bonifacio, Soave, Veronella, Zevio.[1][2][3]






Cartório da Cidade de Lavras do Sul/RS-Brasil.

Rua Maria Barcelos de Souza, 305 – Lavras do Sul/RS.
CEP: 97.390-000
E-mail: cartoriolavras@gmail.com


Cartório da Cidade de Santa Maria/RS-Brasil.
Rua Benjamin Constant, 670 Loja: 101
Santa Maria – RS – CEP: 97.050-020
Fone: (55) 3222-3258
João Milton Kemmerich – Oficial.



Igreja. MITRA DIOCESANA DE BAGÉ.
Av. Marcílio Dias, 158 6 – Centro .
CEP: 96.400-021 - Bagé/RS-Brasil.
Tel: (53) 3242-4772



Ministério Da Justiça e Cidadania.
ARQUIVO NACIONAL
Coordenação – Geral de Acesso e Difusão Documental – COACE
Coordenação de Consultas ao Acervo COCAC
Atendimento à Distância.
Praça da Republica n°173 / bloco A / nível O – térrea / sala 11
Centro, Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 20211-350 – Brasil

Click abaixo Documentos PDF:



Esta pagina conforme vão chegando as informações de dados e fatos serão alterados.
objetivo é a busca da origem e o estudo da composição familiar. Este site tem o intuito de resgatar e preservar a história de nossa família. ... Com alguém aqui relacionado, mande suas informações, vamos completar a nossa história!
Imprimir

Postagens populares

Pesquisar este blog