Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão...

Sobrenome da família a qual pertencia o ancestral em questão e seus descendentes. Aí, vinha uma lista de sobrenomes em minha memória que não deixa esquecer nossas origens: Dalla, Dalla Pegorara (o), Pegorara (o), Ceola, Ceolla, Toffoli, Visentini, Fonseca Reis, D’Araújo Reis, Tomasi, Tommasi, Frizzera, Brida, Nardelli, Teixeira Nicoloso, Teixeira de Camargo, Da Rocha, Nicoloso Schlosser, Neujahr, Corino; Entre outros sobrenomes...

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Luigi Dalla Pegorara

Onde tudo começou...


Meu Tataravô "Luigi Dalla Pegorara" nasceu no ano de 1828 na comunidade de Belfiore/Verona - Itália, filho de: "Cleto Dalla Pegorara e Tereza Toffoli" (Ambos Italiano); minha Tataravó "Marianna Dalla Pegorara" nasceu no ano de 1841 na comunidade de Belfiore/Verona - Itália, filha de: "Antônio Ceola e Luigia Visentini" (Ambos Italiano).

Luigi Dalla Pegorara e Marianna Ceola
Folha: Livro de Registro de casamento de:
Luigi Dalla Pegorara e Marianna Ceola.

Meus Tataravós "Luigi e Marianna" casaram no dia 28 de Abril de 1862 consta no Livro Volume de 1816/1881 Pag: 100 - N°: 3, da Parocchia Natività Di Nostro Signore Gesùs Cristo na comunidade de Belfiore/Verona - It. Ele tinha 34 anos de idade é ela 21 anos de idade. Eles tiveram (6) seis filhos nascidos e batizados na comunidade de "Belfiore", os filhos são: Vittório Dalla Pegorara, Olderico Giovanni Dalla Pegorara, Francesco Dalla Pegorara, Virginia Maddalena Dalla Pegorara, Gaetano Dalla Pegorara, Giovanni Battista Dalla Pegorara.




Observações: 

"Olderico Giovanni Dalla Pegorara é Virginia Maddalena Dalla Pegorara" filhos dos meus tataravós "Luigi é Marianna" vieram a falecer ainda crianças na comunidade de Belfiore/Verona - Itália.

O filho "Francesco Dalla Pegorara" (Obs. Meu bisavô) chegou ao Brasil no dia 10 de Abril de 1877 com o nome de "Giuseppe Dalla Pegorara" é o nome que consta na lista de passageiros do Navio a vapor "RIVADÁVIA" no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro/BR. Ele passou a usar uma nova identidade com o nome de: "José Dalla Pegorara".

O filho "Giovanni Battista" chegou ao Brasil com o nome de: "GiamBattista Dalla Pegorara", passou a se chamar com uma nova identidade "João Batista Dalla Pegorara", ele sérvio ao exercito Brasileiro, ao completa 21 anos de idade foi embora para o Rio de janeiro e depois para a Inglaterra; (Informações colhidas ate o momento, não se sabe se constitui família).

O Destino da Família Dalla Pegorara...

Porto de HAVRE
Porto de HAVRE - França.



Navio RIVADÁVIA Ano de 1877

Meu tataravô "Luigi Dalla Pegorara" tinha 49 anos de idade é minha tataravó "Marianna Dalla Pegorara" 36 anos de idade é seus (4) quatro filhos: "Vittório (13 anos de idade), Francesco (ou) Giuseppe (9 anos de idade), Gaetano (5 anos de idade), Gimbattista (ou) Giovanni Battista ( oito meses de idade).



Mala de Viagem dos Imigrantes Italianos
Mala dos Imigrantes Italianos.


Eles fizeram um longo percurso por vários dias, saíram da comunidade de Belfiore/VR - It, foram de trem ate a cidade de Gênova/It é de lá para o porto de HAVRE na França, embarcaram no navio a vapor Frances "RIVADÁVIA" do capitão "Billard" no dia 17 de Março de 1877 com destino ao porto do Rio de Janeiro/Brasil; chegando no dia 10 de Abril de 1877.




O motivo que trouce eles para o Brasil.

Divisão da Itália
Os italianos, como todos os demais imigrantes, deixaram seu país basicamente por motivos econômicos e sócio-culturais. A emigração, que era muito praticada na Europa, aliviava os países de pressões sócio-econômicas, além de alimentá-los com um fluxo de renda vindo do exterior, em nada desprezível, pois era comum que imigrantes enviassem economias para os parentes que haviam ficado.

No caso específico da Itália, depois de um longo período de mais de 20 anos de lutas para a unificação do país, sua população, particularmente a rural e mais pobre, tinha dificuldade de sobreviver seja nas pequenas propriedades que possuía ou onde simplesmente trabalhava, seja nas cidades, para onde se deslocava em busca de trabalho.

Nessas condições, portanto, a emigração era não só estimulada pelo governo, como era, também, uma solução de sobrevivência para as famílias. Assim, é possível entender a saída de cerca de 7 milhões de italianos no período compreendido entre 1860 e 1920.

Itália e Brasil


Os primeiros imigrantes a deixarem a Itália na época da "grande imigração" (1870-1920), foram, sobretudo, os vênetos, cerca de 30% do total, seguidos dos habitantes de Campânia, Calábria e Lombardia. Esse primeiro grupo foi sucedido por emigrantes da região sul.




Se os vênetos eram mais loiros do que a maioria dos italianos, eram pequenos proprietários, arrendatários ou meeiros, para quem a possibilidade do acesso a terra era um estímulo decisivo para o empreendimento da arriscada viagem; os imigrantes do sul eram morenos, mais pobres e rústicos, geralmente camponeses que não dispunham de nenhuma economia e eram chamados de braccianti.

A Família "Dalla Pegorara" seu destino estado de Santa Catarina/BR.


 Do RIO DE JANEIRO até DESTERRO e LAGUNA, seguiram embarcados nos PAQUETES (Pequenas embarcações costeiras). De LAGUNA até TUBARÃO seguiram viagem em grande canoas, fretadas, chegando a TUBARÃO no dia 16-04-1877. De TUBARÃO até PEDRAS GRANDES a viagem foi feita de carros-de-bois, também fretados. De PEDRAS GRANDES até à COLONIA DE AZAMBUJA seguiram a pé com suas bagagens nas costas e em algumas mulas compradas, chegando no dia 28-04-1877; foram exatos 43 dias de viagem.

A família "DALLA PEGORARA" ao chegaram ao Brasil foi para a Colônia Azambuja, berço da colonização italiana do sul de Santa Catarina, foi o primeiro assentamento de imigrantes lombardo-vênetos do estado catarinense.

Fundada em 28 de abril de 1877 a partir da primeira Lei Imperial Brasileira de Fomento à Imigração nº 3784/1867 e sancionada pelo Imperador D Pedro II, sendo designado o engenheiro-agrimensor maranhense Joaquim Vieira Ferreira para junto dos 291 imigrantes italianos vindos da Lombardia iniciarem o processo de colonização. " Se La Foresta Brasiliana Parlasse..." , Helcio Felippe, 2ª edição, 2007 F 315 s Catalogação de Publicação, Biblioteca Central Prof Eurico Back, Campus Unesc, Criciúma, SC.

No livro Tanti Anni Dopo tem uma passagem da conquista de meu tataravô...


“Luigi Dalla Pegorara” conquistou um premio em dinheiro e o titulo de maior produtor de grão de milho da região do estado de Santa Catarina/BR em 1878.

livro Tanti Anni Dopo

O livro Tanti Anni Dopo, com 500 páginas relatando a história de Urussanga e das mudanças culturais ocorridas desde a fundação da cidade até os dias atuais, inclusive o registro dos 20 anos do acordo internacional entre Urussanga e Longarone.

A importância do Tanti Anni Dopo no resgate e preservação das informações históricas pode ser atestada na sua utilização como fonte de pesquisa para uma tese de Mestrado por professor da Universidade Federal de Santa Catarina e pela aceitação junto ao público, tendo sua primeira edição esgotada no mesmo ano do lançamento- em 2012.

Autora do livro “Márcia Marques Costa” nascida em Urussanga aos 6 de janeiro filha de José Maria Neves Marques e Rita Odalea Cordini.




O Tanti Anni Dopo, a partir de agora, fará parte da biblioteca da universidade italiana.


Esta pagina conforme vão chegando as informações de dados e fatos serão alterados.

O objetivo é a busca da origem e o estudo da composição familiar. Este site tem o intuito de resgatar e preservar a história de nossa família. ... Com alguém aqui relacionado, mande suas informações, vamos completar a nossa história!


História de Gaetano Dalla Pegorara.
História de Giuseppe Dalla Pegorara.
História de Luíza Dalla Pegorara.
História de Aníbal Dalla Pegorara.


DIOCESI DI VERONA
PAROCCHIA “NATIVITÁ DI N.S.GESÙ CRISTO”
Via Roma, 8 – 37050 BELFIORE (VR) Itália.
Tel/Fax 045.7640512


Ministério Da Justiça e Cidadania.
ARQUIVO NACIONAL
Coordenação – Geral de Acesso e Difusão Documental – COACE
Coordenação de Consultas ao Acervo COCAC
Atendimento à Distância.
Praça da Republica n°173 / bloco A / nível O – térrea / sala 11
Centro, Rio de Janeiro – RJ.
CEP: 20211-350 – Brasil


Imprimir

Postagens populares

Pesquisar este blog